sábado, 17 de setembro de 2011

Sistema Nervoso – Visão Geral


neuronSistema formado pelo encéfalo, a medula espinhal e as células e fibras nervosas que se estendem a todas as partes do corpo. Com o sistema nervoso as pessoas tem a possibilidade de manter contato com o mundo que as cerca, através das mensagens recebidas dos sentidos, além de capacitar todas as partes do organismo.


  • Origem do Sistema Nervoso

Origina-se na ectoderme embrionária e se localiza na região dorsal. Durante o desenvolvimento embrionário, a ectoderme sofre uma invaginação dando origem a goteira neural, que ao decorrer do desenvolvimento se fecha dando origem ao tubo neural.


Em sua região anterior, o tubo neural sofre um dilatação, dando assim origem ao encéfalo primitivo, enquanto na região posterior o tubo neural da origem a medula espinhal.


A partir do encéfalo primitivo da se origem a três outras vesículas: A primeira, denominada prosencéfalo (anterior); a segunda, mesencéfalo (médio) e a terceira, romboencéfalo (posterior). O romboencéfalo e o prosencéfalo dão origem a cada um a duas vesículas, sendo as originadas pelo prosencéfalo denominadas de telencéfalo (hemisférios) e diencéfalo (hipotálamo e tálamo), enquanto as originadas pelo romboencéfalo são nomeadas como metencéfalo (ponte e cerebelo) e mielencéfalo (bulbo).

  • Partes do Sistema Nervoso

Pode-se dividir o Sistema nervoso em três partes, sendo elas:


  1. Sistema Nervoso Central (SNC)

O Sistema Nervoso Central (SNC) consiste no encéfalo e na medula espinhal.


Medula EspinhalMedula Espinhal: Tronco nervoso longo e espesso que desce da base do encéfalo através da coluna vertebral, sendo ela composta de matéria branca (fibras) e matéria cinzenta (corpos celulares). Nosso organismo possuem dois tipos de nervos, chamados de nervos sensitivos que se introduzem na medula espinhal pela raiz dorsal e nervos motores que saem da medula espinhal pela raiz ventral.


2. Sistema Nervoso Periférico (SNP)


Consiste em 12 pares de nervos cranianos e 31 pares de nervos espinhais.


Nervos Cranianos: Estes nervos controlam diversas sensações e ações, entre as quais vistas, o olfato , a mastigação e a deglutição.


Nervos Espinhais: Controlam os Músculos do corpo.


O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é composto de 3 partes, sendo elas:


1ª Sistema Somático: É constituído de fibras nervosas e periféricas que mandam informações para o SNC (Sistema Nervoso Central), além de fibras motoras que inervam os músculos esqueléticos.


2ª Sistema Nervoso Autonômico: O Sistema Nervoso Autonômico é responsável por controlar os músculos lisos dos órgãos internos e glândulas. Ele é provido de subdivisões denominadas de, Sistema Nervoso Simpático, Sistema Nervoso Parassimpático e Sistema Nervoso Entérico.


3ª Sistema Nervoso Entérico:


É uma terceira parte que compõe o SNC a qual não é muito explorada. Ele é uma rede de neurônios que inervam o Sistema Digestório (Trato gastrointestinal, pâncreas e Vesícula Biliar).

[CONTINUA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário