sábado, 17 de setembro de 2011

Sistema Nervoso Autônomo

neuronios Sinapses





Como foi visto na postagem Sistema Nervoso – Visão Geral, o sistema nervoso possibilita que as pessoas tenham a possibilidade de manter contato com o mundo que as cerca, através das mensagens recebidas dos sentidos, além de capacitar todas as partes do organismo. Esse sistema é dividido, para fins didáticos, em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico (SNP). Com relação ao SNP, ele é sub-dividido em, Sistema Nervoso Somático, Sistema Nervoso Autonômico e Sistema Nervoso

Entérico.

Nessa postagen será abordado a sub-divisão denominada Sistema Nervoso Autônomo.


  • Sistema Nervoso Autonômico

Clique na imagem para ver em tamanho maior Caracterizado por regular os órgãos internos e os vasos sanguíneos. Este controle é de grande parte dado de forma automática podendo variar muito pelo estado emocional do individuo.


Os nervos do Sistema Nervoso autônomo têm conexões com o Sistema Nervoso Central (SNC), sendo normalmente controlados pelo subconsciente. Cada nervo consiste em uma cadeia de dois ou mais neurônios que vão da medula espinhal, através de um gânglio para desencadear a ação em um órgão.


Neurônio => Gânglio => Neurônio => Órgão


As fibras nervosas tem a características de serem quase ou totalmente desprovidas de bainha mielínica, além de que a maioria dos nervos desse sistema são nervos efetores (motores), porem cada tronco tem fibras receptoras.


O Sistema Nervoso Autônomo tem duas partes principais:


Sistema Nervoso Simpático: Origina-se das porções torácicas e lombar da medula espinhal. Se dirigem da medula aos gânglios que se localizam de um lado e do outro da coluna vertebral.


Nós gânglios os neurônios que vem da medula espinhal são denominados de neurônio pré- ganglionar, após os gânglios há sinapse com outros neurônios que prosseguem para os diferentes órgão sendo esses neurônios chamados de pós-ganglionar.


Neurônio pré-ganglionarGânglioNeurônio pós-ganglionar

Sistema Nervoso Parassimpático: É dividido em seções cranianas e seções sacrais. Sendo os nervos parassimpático vão da medula espinhal aos gânglios próximos ou até um órgão.


Muitos órgãos têm nervos que provêm tanto do sistema simpático como do parassimpático, tais nervos produzem reações opostas nos órgãos por eles inervados, um exemplo clássico disso é o de que enquanto um nervo do Sistema Nervoso Simpático aumenta a freqüência cardíaca, o do Sistema Nervoso Parassimpático retarda a freqüência.


De modo geral o Sistema Nervoso Periférico Autônomo Simpático, estimula ações que mobilizam energia, permitindo responder a situações de estresse, já o Sistema Nervoso Periférico Autônomo Parassimpático estimula principalmente atividades relaxantes.


Sistema Nervoso Simpático

Sistema Nervoso Parassimpático

Dilata a pupila

Contração da pupila

Inibi a salivação Estimula a salivação
Relaxa os brônquios Contrai os brônquios
Acelera batimento cardíaco Reduz batimentos
Inibi a atividade do estomago e pâncreas Estimula as atividades do estomago e pâncreas
Estimula a produção de adrenalina e noradrenalina Estimula vesícula biliar
Relaxa bexiga Contrai bexiga
Provoca ejaculação Promove ejaculação


Obs: Todos os órgão possuem receptores tanto para o Sistema Nervoso Simpático como para o Parassimpático, o que caracteriza se o órgão será estimulado ou inibido será a quantidade de receptores para determinado sistema, isso explica por que em situações de estresse (dia de prova por exemplo) a bexiga ao invés de se relaxar por causa do Sistema Simpático (Situação de estresse), ela se contrai, pois o Sistema Nervoso Parassimpático possuem mais receptores na bexiga do que o Simpático, causando assim a contração da bexiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário